sábado, março 07, 2015

Será mesmo o fim? Cientistas apontam motivos para você acreditar que o mundo pode acabar a qualquer momento!

Mudanças climáticas, catástrofes, bombas nucleares, asteroides, doenças, inteligência artificial e colapso da economia podem exterminar a humanidade.

O mundo pode acabar quando você menos esperar

O tal "fim do mundo" é mostrado em filmes de ficção científica há anos. O que a maioria das pessoas não sabe é que existem pesquisadores da Universidade de Oxford (Inglaterra), uma das mais respeitadas do mundo, que realmente acreditam e estudam as possíveis causas para o fim da humanidade. Um relatório feito pelo Instituto Futuro da Humanidade em parceria com a Fundação Global Challenges, os pesquisadores apontam dez formas mais prováveis para a catástrofe. 
Bombas nucleares
A Segunda Guerra Mundial comprovou a capacidade de destruição da energia nuclear. Por este motivo, os cientistas não podem descartar a possibilidade de que esse tipo de armamento seja usado em conflitos, desencadeando uma reação em cadeia que pode acabar com a vida no planeta.
Asteroides
Apesar da probabilidade pequena, os cientistas apontam que o poder de destruição de uma rocha gigante écomparável ao de uma bomba atômica. Por esse motivo, é preciso levar em consideração a possibilidade de um asteroide trazer o fim do mundo para a humanidade. A Nasa conta com uma série de iniciativas para identificar potenciais riscos e tomar uma ação preventiva, mas a verdade é que o tempo de reação seria bem pequeno.
Mudança climática
Cientistas apontam que seria necessária uma união entre vários países do mundo para que a mudança do clima na Terra seja revertida. Além disso, há uma grande possibilidade de que a mudança de temperatura no planeta gere uma onda de fome e imigração - levando a uma série de instabilidades no globo.
Doenças
Uma pandemia global também é uma possibilidade para um possível fim do mundo. Os cientistas alertam que uma epidemia pode se espalhar antes que uma vacina ou tratamento seja desenvolvido. Por isso, há um risco grande de que um vírus ou outra doença possa acabar com a vida humana no planeta.
Colapso dos ecossistemas
Outro ponto que pode colocar a humanidade em perigo é a possibilidade de que as alterações humanas coloquem em risco todo o ecossistema do planeta. A falta de políticas sustentáveis combinada com a exploração de recursos finitos pode levar ao colapso de todo o planeta, levando os seres humanos junto.
O perigo dos vulcões
O poder de destruição dos vulcões é comparado ao de uma guerra nuclear pelos cientistas. Além das erupções acabarem com tudo a sua volta, a nuvem de poeira de um vulcão gigante - como os que existem ao redor do mundo - poderia causar um inverno global ao bloquear os raios solares.
Inteligência artificial
Uma série de cientistas já apontaram suas desconfianças quanto aos perigos da inteligência artificial. Nomes como o físico Stephen Hawking já se pronunciaram sobre o assunto. Um eventual "domínio das máquinas" pode fazer com que os computadores não considerem mais os seres humanos como algo relevante para a manutenção do globo à medida que vão ficando mais inteligentes e autônomos.
Nanotecnologia
Um dos problemas da nanotecnologia é que ainda não é possível prever o que será feito com esse tipo de tecnologia. A criação de armas com precisão na casa dos átomos é algo que assusta os cientistas. Além disso, há a possibilidade de criação de computadores em nível celular, o que é bastante perigos para a humanidade.
Caos global
A própria organização social do planeta pode entrar em colapso, segundo os cientistas. O caos social pode ser um dos motivos para o fim do mundo. Problemas econômicos podem gerar agitações sociais e fazerem com que a ordem global seja substituída por uma "Terra de ninguém". Desta forma, apontam os cientistas, pode haver a possibilidade dos seres humanos chegarem a uma extinção em massa.
Medo do desconhecido
Os cientistas de Oxford ainda apontam que uma causa desconhecida e totalmente inusitada pode levar o mundo ao fim, sem qualquer tipo de alerta ou aviso. A própria busca por alienígenas é considerada um erro por diversos cientistas do mundo, já que o contato com outra raça poderia resultar na escravização ou extinção da humanidade.
Com informações do Portal R7


Nenhum comentário:

Postar um comentário