domingo, agosto 05, 2012

Fortelecidos pelo SENHOR

 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. 

Filipenses contém menos advertências e mais elogio do que qualquer outra das epistolas de Paulo. É uma carta alegre, calorosa, e embora sem a comum correção paulina, de erros doutrinários, ela tem um valor imenso no ensino da necessidade de progresso e de alegria na fé.

Nos anos 60-62 d.C., Paulo estava na prisão em Roma, esperando julgamento. Perto do final deste tempo, Epafrodito, um líder cristão de Filipos, chegou trazendo uma oferta daquela igreja. No caminho para Roma, Epafrodito adoeceu gravemente (Fp 2.25-27.), e, impossibilitado de retornar com seu companheiro, permaneceu com Paulo até poder terminar suas viagens. Paulo o enviou de volta a cidade de Filipos, com esta carta.

O Tema de Filipenses pode ser encontrado no versículo 25 do capítulo 1: ".... e permanecerei com todos vós, para o vosso progresso e gozo na fé."

Este desejo profundo de Paulo para os crentes reflete por toda a carta. E nesta carta os crentes são encorajados a desenvolverem uma fé pessoal forte, que não depende de ajudar (Fp 1.27;2.12) 

I.e, ele os orienta a terem: 

1. Progresso (Proveito). 

2. Alegria. A palavra grega para alegria aparece nesta pequena epístola, 16 vezes. E traduzida como regozijo, gozo e outros sinônimos, mas a mensagem e claramente uma: a alegria constante e profunda. 

3. Fé. O objeto da fé dos filipenses, Cristo, é apresentado de quatro maneiras nesta carta. 
Um erudito da Bíblia sugeriu a seguinte apresentação: 

Ele é a sua vida "...para mim, o viver é Cristo..."Fp 1.21 
Ele é seu exemplo: " Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus." Fp 2.5 
Ele é seu alvo: " Prossigo para o alvo (Cristo), para o prêmio..." 3.14 
Ele é sua fortaleza: "tudo posso naquele que me fortalece." Fp 4.13

Aplicação: Muitas pessoas distorcem a verdade contida no contexto deste versículo. E o utiliza como alto ajuda, no seu viver egoísta e distanciado da vontade do Senhor. Poder todas as coisas em Deus é aprender como Paulo, há saber; Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Tudo isto porque a alegria do Senhor era a tua força. 

Oração: Deus todo poderoso, criador do Céu, e da terra, inicio um novo dia em tua presença, daime da sua alegria, pois com ela, transpassarei barreiras e me alegrarei no Senhor, que e o Deus da minha salvação. Oro em nome de Jesus Cristo. Amém!

Do seu irmaõ em Cristo, Jasson Herculano

Nenhum comentário:

Postar um comentário