quinta-feira, junho 09, 2011

"A MARCA DA PROMESSA"

















Texto: 
Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. Ef 1.13-14
Introdução:
Todas as pessoas deste mundo, ao nascerem precisam ser registradas.
Recentemente vinculou na mídia brasileira noticias sobre pessoas que nasceram aqui no Brasil, mas não podiam comprovar sua nacionalidade por não serem registradas. Pensando neste dilema ao ler o contexto da Epístola do Apostolo Paulo aos cristãos da cidade de Éfeso, no versículo 13 e 14 do capitulo um, compreendo que o nosso Deus deixou um firme fundamento, I.e; Identificou aqueles que a ti pertence. Em 2º Timóteo 2.19 diz que Deus e sábio, e conhece os que são seus, sabe quem e joio e quem e trigo, e aos sinceros e os selou e deixou uma garantia de que virá nos buscar. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.


1º - fomos escolhidos pelos Pai: Ef.1.3-6:

A) Pela Fé; Jo 1.12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;
B) Por meio de Cristo, recebemos um novo nome, e uma nova identidade, tais como; “O seu Corpo (Cristo), Minha Igreja, Geração Eleita, Sacerdócio real, Nação Santa, Povo Adquirido, Sois povo de Deus, e Noiva de Cristo”.
2º - Redimidos Pelo Filho:
A) Deus planejou a nossa salvação, para isto nós redimiu através de seu filho amado Jesus Cristo, que pagou o preço por nosso resgate, a palavra Redenção no seu termo originalmente escrito, em grego, tem três sentidos;
1º Agorazo: Comprar no mercado de escravo.
2º Exagorazo: Retirar da escravidão, por transação.
3º Lutroo:comprar comprar escravo e dar lhe plena liberdade.
B) Preço da Redenção;
sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, (1Pe 1.18-19)
3º - ATRAVEZ DE JESUS FOMOS:
· Libertos do Poder da Culpa: Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? (Hb 9.12 )
· Libertos do Poder das Trevas: e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; (Cl 1.13)
· Libertos do poder do Pecado: Que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade...(Tt 2,14)
4º SELADOS COM O ESPIRITO SANTO:
A EXPRESSÃO “ SELADOS” NO GREGO E “SFALGIS” (SELO) SIG = FECHAR PARA GUARDA E PROTEGER O selo : MARCA, AUTENTICA, ASSEGURA, PROTEGE
5º O Espírito Santo, na Epístola de Efeso;
A) EF 1.14 “ ELE NOS AJUDA A ESPERAR CRISTO” Jo 14.26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. ( 1º JO 2.20 – Tópico 1º e 2º)
B) EF 1.17 “ ELE EO ESPIRITO DE SABEDORIA E DE REVELAÇÃO”
C) EF 2.18 “POR ELE TEMOS ACESSO AO PAI”
D) EF 3. 16,20 “ELE OPERA COM PODER NO HOMEM INTERIOR”
E) EF 4.3 “ELE GERA “UNIDADE” “O VINCULO DA PAZ” JO 14.27
F) EF 4.30 “ELE TEM CIUMES PODE ENTRISTECER”
G) EF 5.18 “ ELE E TEU ”
Jasson Herculano

Nenhum comentário:

Postar um comentário